Untitled (NRA), 1991
Untitled (NRA) é uma pilha de cartazes em preto e vermelho, sem nada escrito. Esses cartazes são um convite à interação. Tudo é permitido. É uma experiência a se desdobrar com ações e desejos, é democrática e se estende para além do espaço expositivo. Gonzalez-Torres não se fixa apenas no objeto, mas nas possibilidades que ele pode suscitar, nas interpretações e significados que o espectador pode construir.
Gonzalez-Torres desafia a autoridade dos espaços expositivos quando propõe que o público deve participar da obra retirando um cartaz e fazendo dele o que bem entender. Desta maneira, o próprio artista degrada a ideia de originalidade do trabalho, o que pode também atestar a redução do seu “valor artístico”.
Untitled (NRA) é uma pilha de cartazes em preto e vermelho, sem nada escrito. Esses cartazes são um convite à interação. Tudo é permitido. É uma experiência a se desdobrar com ações e desejos, é democrática e se estende para além do espaço expositivo. Gonzalez-Torres não se fixa apenas no objeto, mas nas possibilidades que ele pode suscitar, nas interpretações e significados que o espectador pode construir.
Gonzalez-Torres desafia a autoridade dos espaços expositivos quando propõe que o público deve participar da obra retirando um cartaz e fazendo dele o que bem entender. Desta maneira, o próprio artista degrada a ideia de originalidade do trabalho, o que pode também atestar a redução do seu “valor artístico”.
Fonte - Bienal São Paulo
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário